A Estruturação do Projeto de Pesquisa

A Finalidade do Projeto de Pesquisa é a organização e demonstração de todas as etapas que serão realizadas no decorrer da pesquisa científica. Desta forma, o pesquisador consegue planejar-se e conseguir maior produtividade em seu trabalho.

Os acadêmicos da FACESA elaboram seus Projetos de Pesquisa para realização do Trabalho de Curso, no sexto período, na disciplina de Metodologia para a Saúde II.

As seções textuais e pós-textuais do Projeto de Pesquisa deverão seguir a especificações abaixo:

  • Redação na ortografia oficial e de forma impessoal.
  • Tamanho da folha: A4.
  • Limites de páginas: de 12 a 20 páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, referências, apêndices e anexos.
  • Margens: 2,0cm em cada um dos lados.
  • Numeração das páginas: a partir da página da introdução (p. 4), sequencial, em algarismos arábicos, localizada no início e à direita.
  • Corpo do texto: digitado em caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Recuo do parágrafo: 1,25cm.

A estrutura básica deste Projeto de Pesquisa é composta por:

Seções Pré-textuais:

I.Capa ( Modelo – Ver Apêndice A)

Caracteriza a primeira folha do trabalho e deve conter as informações abaixo relacionadas.

  1. Nome da instituição e da unidade de ensino de forma centralizada na parte superior da folha, com as seguintes configurações: margem superior e esquerda 3 cm, margem inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5 entrelinhas, fonte Times New Roman tamanho 14 em negrito.
  2. Título do trabalho disposto a 11 cm da borda superior. Deve ser claro, conciso e expressar claramente o tema tratado pelo autor. O título do trabalho deve ser escrito em língua portuguesa, com letras maiúsculas, tamanho 14, fonte Times New Roman, centralizado e em negrito. Não deve ultrapassar 15 palavras.
  3. O nome do autor deve ser colocado a 5 cm abaixo da linha do título do trabalho, escrito por extenso, com letras maiúsculas, centralizada entre as margens, fonte Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.
  4. Local e data (ano), colocados a 2 cm da borda inferior, com letras maiúsculas, centralizados entre as margens, fonte Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.

II. Folha de Rosto

A folha de rosto deve conter autor, título, Professor Orientador; Natureza do trabalho técnico-científico: deve ser colocada 2 linhas abaixo do nome do orientador, com margem esquerda na metade da folha e alinhada à direita, escrita em espaçamento simples, fonte 12.

III. Sumário

Tem a finalidade de enumerar as seções do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem na parte textual. São indicadas com a respectiva página inicial de cada uma das divisões. Os títulos primários (1, 2, 3) devem ser escritos com letras maiúsculas; os títulos secundários (1.1, 1.2, 1.3) escritos somente com a letra inicial maiúscula de cada palavra; Devem ser alinhados à esquerda e todos os itens deverão estar na mesma margem.

Seções Textuais:

I. Introdução:

Nesta parte, o autor apresenta a ideia geral do trabalho de forma sucinta. Nela inclui-se a justificativa, o problema, a(s) hipótese(s) e o(s) objetivo(s). A parte introdutória deve fornecer ao leitor a informação necessária para entender de qual assunto trata o trabalho, sem precisar recorrer a outras fontes.

II. Justificativa

Na justificativa o pesquisador deve explicitar o motivo da escolha do assunto ou e sua importância em relação aos demais.

III. Problema

O problema representa uma questão que necessita ser investigada ou solucionada, deve ser originada por meio de uma observação criteriosa da situação vigente, pelo pesquisador.

III. Hipótese

É estruturada após o problema e representa uma suposição (resposta) ao problema de pesquisa. Nas pesquisas de campo ou bibliográficas, aceitam-se questões da pesquisa ou perguntas norteadoras que servem como orientadoras do trabalho do pesquisador. Os trabalhos que versam sobre um simples levantamento de dados estatísticos ou bibliográficos não necessitam de hipóteses de pesquisa.

II. Objetivos

Os objetivos indicam a finalidade do trabalho, expressando claramente o que se deseja realizar. Correspondem aos resultados esperados com a pesquisa. Devem ser estabelecidos de forma realista, de acordo com os meios e métodos disponíveis e coerentes com o problema descrito.

Divide-se em objetivo geral e específicos:

  1. O objetivo geral se refere ao resultado que se pretende alcançar com a pesquisa de forma genérica. Para sua elaboração, pode-se utilizar verbos como: demonstrar, apontar, definir, compreender, saber, julgar etc.
  2. Os objetivos específicos delimitam e dimensionam o objetivo geral, a fim de operacionalizar e otimizar a realização da pesquisa. Pode-se utilizar verbos como: distinguir, identificar, verificar, reconhecer, concluir, diferenciar etc.

Obs: Na elaboração dos objetivos, os verbos devem ser colocados no infinitivo e no início da frase.

III. Materiais e Métodos

Nesta seção devem estar descritos, o tipo da pesquisa, quantidade de publicações utilizadas para a elaboração do artigo, fontes usadas para a busca das publicações, descritores, período da busca, locais da pesquisa (pesquisa de campo), amostragem (pesquisa de campo), princípios éticos (pesquisa de campo), critérios de inclusão e tratamento de dados.

IV. Revisão Literária

Não existe norma de divisão específica para os trabalhos acadêmicos. A revisão da literatura e/ou divisão em títulos e subtítulos surge da própria natureza do trabalho científico, de sua contextualização e complexidade, idealizados pelo autor, de acordo com o tipo de pesquisa (bibliográfica, de campo ou de laboratório). Recomenda-se que os títulos e subtítulos utilizados expressem com objetividade e clareza a ideia principal neles contida.

A revisão de literatura devem ser utilizadas citações para dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionando-se as ideias do pesquisador com as ideias defendidas por outros autores, em outros trabalhos. Também devem ser mencionados conceitos, ideias e sugestões de outras fontes, com a finalidade de enriquecer o texto e comprovar a veracidade do tema proposto.

As citações dos documentos consultados devem obedecer sequência impessoal de resumos de outros trabalhos. Deve incluir também uma contribuição do autor para mostrar que os trabalhos não foram meramente catalogados, mas sim examinados e criticados objetivamente. Nesta parte, devem ser utilizadas citações para dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionando-se as ideias do pesquisador com as ideias defendidas por outros autores, em outros trabalhos. Também devem ser mencionados conceitos, ideias e sugestões de outras fontes, com a finalidade de enriquecer o texto e comprovar a veracidade do tema proposto.

As citações dos documentos consultados devem obedecer as Normatizações de Vancouver.

V. Cronograma (a pesquisa não poderá iniciar antes da aprovação do CEP)

O cronograma tem por objetivo definir o prazo necessário para o desenvolvimento de cada etapa prevista no projeto de pesquisa. Permite perceber a conveniência em se alterar ou não o ritmo de execução das etapas estabelecidas.

VI. Planilha de Orçamento (mesmo que não receba financiamento de terceiros)

Envolve a previsão dos gastos referentes a cada etapa da pesquisa em função do tempo disponível para sua realização. Pode-se indicar a procedência dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários para execução e conclusão do projeto de pesquisa. Pode ser montado em forma de tabela.

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