Considerações Gerais

Trabalho acadêmico pode ser caracterizado como uma obra originada por diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.

O trabalho acadêmico pode apresentar diversos intentos, entre eles destacam a apresentação, demonstração, difusão, recuperação ou contestação do conhecimento produzido, acumulado ou transmitido.

Ao apresentar resultados, o texto acadêmico atende à necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento. A pesquisa realizada, a ideia concebida ou a dedução feita perecem se não vierem a público; por esse motivo existem diversos canais de publicidade adequados aos diferentes trabalhos: as defesas públicas, os periódicos, as comunicações e a multimídia virtual são alguns desses.

A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso.

Difundir o conhecimento às esferas externas à comunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, e o texto correspondente a essa prática tem característica própria sem abandonar a maior parte dos critérios de cientificidade.

A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Com bastante freqüência, parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades e das pessoas; a recuperação e manutenção ativa da maior diversidade de saberes é finalidade importante de atividades científicas objeto da produção de texto.

Quase todo conhecimento produzido é contestado. Essa contestação, em que não constitua conhecimento diferenciado, certamente é etapa contribuinte no processo da construção do saber que contesta, quer por validá-lo, quer por refutá-lo.

Considerações Gerais Acerca da Elaboração do Trabalho de Curso – Artigo Científico

Os trabalhos de Curso da FACESA são realizados sob forma de artigos científicos obedecendo-se as normatizações de Vancouver. Explana-se abaixo algumas regras gerais:

  • O artigo deverá ser redigido na ortografia oficial e de forma impessoal.
  • Tamanho da folha: A4.
  • Limites de páginas: de 12 a 20 páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, referências, apêndices e anexos.
  • Margens: 2,0cm em cada um dos lados.
  • Numeração das páginas: a partir da página do título, sequencial, em algarismos arábicos, localizada no início e à direita.
  • Espaçamento entre linhas: simples no Resumo e no Abstract e 1,5 cm no corpo do texto.
  • Corpo do texto: digitado em caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Recuo do parágrafo: 1,25cm.
  • Deixar um enter livre após cada seção do trabalho.

Obs.: O artigo é realizado numa única sequência. Não há necessidade de se mudar de página de um capítulo para outro.