Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado

Coordenadora: Walquiria Lene dos Santos, Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Turnos de Funcionamento: Integral com aulas no Matutino (120 vagas anuais) e Noturno (120 vagas anuais) e Vespertino para atividades práticas, complementares e estágio supervisionado.

Local de Funcionamento do Curso: Campus da FACESA – Rua Acre, Quadra 02, Lotes 17/18 – Chácaras Anhangüera – 72.870-000 – VALPARAÍSO DE GOIÁS – GO.

Regime Escolar: Seriado Semestral.

Prazo de Integralização: Mínimo de 08 e Máximo de 14 Semestres.

Regime de Matrícula: Por Série – Semestral.

Inicio do Funcionamento do Curso: 1º Semestre de 2001.

Reconhecimento do Curso: Portaria MEC 2.995 de 30.08.2005.

Renovação Reconhecimento: Portaria MEC 820, datada de 02 de Janeiro de 2015, Publicada no DOU de 02/01/2015.

O Curso de Graduação em Enfermagem da FACESA, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como perfil do formando egresso/profissional:

– Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
– Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.
– Profissional Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psicosociais dos seus determinantes.
– Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano;
– Enfermeiro capacitado para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional em Enfermagem.
– Liderança da equipe de enfermagem na Unidade em que atuar.

ENFERMAGEM – PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

A enfermagem não é uma profissão com perspectivas apenas para o futuro. Já neste momento, é uma profissão para a qual existe campo de trabalho para homens e mulheres, pois deixou de ser uma atividade meramente feminina e os homens estão sendo bem recebidos no mercado de trabalho.

Os hospitais estão sempre contratando enfermeiros e a área da educação, que está crescendo muito, absorve parte desses profissionais. Na verdade, a participação dos enfermeiros tem sido importante para a construção da qualidade da saúde em nosso país.

De acordo com o Guia Profissões G1, dentre as áreas que permanecem em ascensão estão ohome care, em que as atividades abrangem, principalmente, o acompanhamento de doentes crônicos e pacientes que necessitam de auxílio temporário. Outra possibilidade é o trabalho como enfermeiro auditor, que tem desempenhado um importante papel às instituições hospitalares, com a avaliação de consumos e cobranças realizadas, para avaliar a qualidade e a assistência prestada aos pacientes.

Já o contato com a população, fora dos hospitais, é possível com a atuação no Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Trata-se de uma proposta alternativa, já que envolve o acompanhamento de famílias para promover ações de prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde.

Embora diferenciadas, estas oportunidades mantém a essência da enfermagem, que é promover, manter e recuperar a saúde das pessoas ou ajudá-las com a recuperação quando ficam doentes. Por isso, características como solidariedade e paciência são fundamentais para os candidatos. “É preciso gostar de cuidar das pessoas“, finaliza o Guia G1.

Dessa forma, a FACESA busca a formação do enfermeiro generalista e tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício pleno de sua profissão.

Leia Mais no Guia de Profissões:
http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3340144-EI11802,00-Enfermagem.html
http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/08/guia-de-carreiras-enfermagem.html