Laboratório de Análises Clínicas

[Autorizado pelo CEE/GO]

DURAÇÃO: 18 MESES – Carga Horária Total: 1.500 horas.
ESCOLARIDADE: Veja orientações abaixo.
Turno oferecido em Valparaiso de Goias: Matutino – Noturno e aos Finais de Semana (SÁBADOS E DOMINGOS)
Área de Atuação: Hospitais da rede pública e privada. Clinicas, e apoio ao diagnostico, dentre outras dezenas.
Salário Médio: Varia de R$1.000,00/mês a R$ 2.000,00.

Hoje, o diagnóstico, o tratamento de patologias e o monitoramento da saúde incluem, dentre outros, os dados e informações obtidos por análises realizadas em amostras biológicas. A importância desses procedimentos no processo de produção dos cuidados de saúde justifica a emergente preocupação com a formação, o aprimoramento e atualização dos recursos humanos, de modo a acompanhar os avanços científicos, tecnológicos e mecatrônicos da área, como também a ampliação e alterações constantes no campo de atuação em função do surgimento de novas tecnologias na área.

Realizam atividades de análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos em Laboratórios de Análises Clínicas desde a orientação prévia do cliente, a coleta e processamento de amostras biológicas, até a execução de exames laboratoriais, através da operação de equipamentos da área. O resultado positivo deste trabalho é garantido pelo uso de Boas Práticas em Laboratório (BPL) em restrito respeito aos princípios da ética, confiabilidade e precisão das informações.

O Técnico trabalha em laboratórios clínicos, em hospitais e em serviços de saúde pública e privada. Trabalha em ambientes fechados, por rodízio de turnos. Via de regra, trabalha individualmente com supervisão de profissionais de nível superior, tais como bioquímicos. Pode permanecer em posições desconfortáveis, por longos períodos. Em algumas das atividades exercidas sofre exposição a material tóxico, radiação, altas temperaturas e risco biológico.
Objetivos

Gerais

* Atender aos princípios norteadores da Educação Profissional enunciados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico.

* Proporcionar condições para desenvolvimento das competências profissionais gerais requeridas pela área de saúde, com enfoque em análises clínicas, possibilitando ao aluno a ampliação de sua esfera de atuação e a interação com outros profissionais.

* Desenvolver competências específicas da habilitação profissional de Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, relacionadas ao seu perfil de conclusão.

* Proporcionar a formação de Técnicos em Análises Clínicas para realizarem atividades relativas as análises micro-biológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, desde a orientação prévia ao cliente, à coleta e processamento de amostras biológicas, até a execução de exames laboratoriais, dentro do padrão de qualidade.

* Proporcionar ao aluno uma formação profissional que lhe permita, além do seu exercício de cidadania, uma atuação profissional consciente.

* Atuar, juntamente com o médico, assistentes e outros profissionais de patologia, no diagnóstico e tratamento de doenças, visando a prevenção e a promoção da saúde.

* Preparar o aluno para uma atuação profissional, com ações de proteção a saúde da população, tendo como meta a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

Específicos

* Atuar em laboratório de análises clínicas e no diagnóstico laboratorial, através de conhecimentos científicos e tecnológicos para garantir precisão no diagnóstico clínico.

* Desenvolver atividades em laboratórios de análises clínicas e em diagnóstico laboratorial, nas fases: Pré-analítica, Analítica e Pós-analítica.

* Coletar, receber e distribuir material biológico de pacientes.

* Preparar amostras do material biológico e realizar exames conforme protocolo.

* Operar equipamentos analíticos e de suporte.

* Executar, checar, calibrar e fazer manutenção corretiva dos equipamentos.

* Participar da administração e organização do local de trabalho.

* Executar as atividades conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e Biossegurança.

* Mobilizar capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.

* Desenvolver atividades de educação e comunicação junto à comunidade promovendo a saúde.

Matrícula (para alunos novatos)

Para candidato que possua idade inferior a 18 anos a matrícula será efetivada por seu responsável legal com apresentação de documentos de identificação pessoal e de escolaridade de acordo com o curso pretendido e o seguinte itinerário:

Idade mínima: 15 anos completos.
Escolaridade: ensino médio completo ou estar cursando o último ano do ensino médio.
Módulo I – Competências e habilidades básicas adquiridas na educação básica para os que estão cursando o último ano do ensino médio ou tenham concluído o ensino médio.

Renovação de Matrícula:

Módulo II – Conclusão com êxito do Módulo I (competências profissionais).
Módulo III – Conclusão com êxito do Módulo II (competências profissionais).
Módulo IV – Opcional – em qualquer época do curso ou após o mesmo.

Os procedimentos de matrícula são realizados na Secretaria do Colégio, atendidas todas as exigências legais de conformidade com a data fixada para tal fim. O exercício do profissional Técnico em Análises Clínicas é definido pelo ordenamento jurídico que ampara a categoria.

O Curso é estruturado por Módulos Curriculares com caráter de prosseguimento de estudos e terminalidade, articulados entre si e com a educação básica, independência e coerência com o perfil profissional de conclusão, com flexibilidade, interdisciplinaridade, e contextualização, com certificação por competência profissional, desenvolvido em hora aula de 60’, em semanas e meses letivos, durante e aos finais de semana, cumprindo integralmente o currículo fixado, visando preparar para o mercado produtivo, para a laborabilidade e trabalhabilidade.

O Módulo I é constituído com as competências da área de saúde e de português instrumental, sem terminalidade, permitindo a navegabilidade pelos demais cursos da área, à exceção de Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Agente Comunitário de Saúde; os Módulos II e III são constituídos por competências e habilidades profissionais específicas da habilitação. O Módulo IV, Opcional, é constituído de competências instrumentais de Informática e Inglês, abordadas de forma articulada com a formação profissional.

O estágio supervisionado será desenvolvido ao longo do curso em empresas conveniadas que atuam no campo de análises clínicas, em horário distinto.

O Módulo III dá terminalidade ao nível de Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, para o exercício das atribuições que lhe são inerentes demais normas da categoria, condicionado a apresentação do título de conclusão do ensino médio, estando apto a exercer as atividades em nível nacional.