Orçamento

Responsabilidades Técnicas pelo Programa

Os Professores Francisco de Assis Batista da Silva e Cesar Romero Soares Sousa que possuem formação na área da educação física desenvolverão programas específicos para a utilização do espaço ora proposto. Por ocasião das práticas do programa da melhor Idade essa responsabilidade será partilhada com as Coordenações de Cursos responsáveis pelo programa, especialmente Fisioterapia e Enfermagem.

Em principio as atividades de recreação, lazer e atividade física propriamente dita serão destinadas, sob supervisão de um dos professores acima elencados, ao programa de extensão da melhor idade da FACESA por terem sido os seus usuários os responsáveis pela ideia da montagem e implementação da Academia ao Ar Livre do Sena Aires.

Mas não invalida a ideia de participação de outros programas de extensão.

O uso individual da academia enseja responsabilidade do usuário, seguindo as normas preconizadas pela administração.

Paulatinamente essa responsabilidade será compartilhada com a Coordenação de Fisioterapia, que conta com professores com formação adequada em Educação Física para gerir o presente projeto.

Considerações Finais

Em relação ao conceito de saúde, percebe-se que estamos coadunados com as diretrizes da organização Mundial de Saúde e com a cartilha da Associação Médica Brasileira. Todavia, parece ser universal o entendimento de que saúde não se resume apenas à ausência de doença. Há uma tendência em se mudar de um paradigma biológico para ecológico, definindo saúde como uma condição multidimensional, avaliada numa escala contínua, resultante de complexa interação de fatores hereditários, ambientais e do estilo de vida (BARROS; SANTOS, 2009).

Ao considerar saúde com esta amplitude, admite-se que muitos fatores podem influenciá-la. Em nível individual, os fatores mais importantes relacionam-se com o estilo de vida pessoal, incluindo a dieta, atividades físicas, comportamento preventivo e controle do estresse (BARROS; SANTOS, 2009).

Com essa iniciativa entendemos que a comunidade Sena Aires: Acadêmicos, Funcionários, Professores e os seus parceiros externos, como os idosos do programa de Extensão melhor Idade tem ao seu dispor múltiplos meios de melhorar sua qualidade de vida, manter um nível desejável de atividade física e acima de tudo, um componente social maravilhoso para trocas de idéias, sorrisos e afinidades.

O pontapé foi dado. Resta-nos incentivar um chute mais ousado por parte de todos.

Todos estão convidados a esse novo projeto. Participar significa conhecer. Conhecer significa mudança de comportamento.

Academia Outdoor e Circuito Esportivo Estação da Saúde FACESA

Referencias

  1. Os 10 benefícios da caminhada em 02/10/2011.
  2. HALLAL, Pedro Curi et al. Avaliação de programas de atividade física voltados para a promoção da saúde: os casos “Curitibativa” e “Academia da Cidade”.  Fundação Delfim Mendes Silveira – Universidade Federal de Pelotas – RS.
  3. DEVIDE, Fabiano Pries. ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA: PARA ONDE VAMOS E O QUE QUEREMOS? TERESÓPOLIS Rio de Janeiro 1998.
  4. BARROS, Mauro V. G. de; SANTOS, Saray G. dos. A ATIVIDADE FÍSICA COMO FATOR DE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO TRABALHADOR. Revista Ergonomia UFSC, 2009.

Regimento Geral – Página 1 2 3