Elaboração

Professora Ma. : Daniela Ribeiro Guimarães Mendes
Coordenadora do Núcleo de Trabalho de Curso

Revisão de Conteúdo

Professora Ma. : Cristilene Akiko Kimura Martins
Supervisora Geral e Procuradora Institucional

Revisão Textual

Professora Ma. : Maria Luzineide Ribeiro

Colaborador

Luiz Augusto Almeida Trigueiro

FACESA – Resolução nº 001/13 – Coneice de 28 de novembro de 2013.

Capítulo I

Das Definições

Art.1º. O Trabalho de Curso (TC) consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de um Artigo Científico, em qualquer área do curso, preferencialmente aquelas identificadas pelas unidades curriculares de cada curso, constituindo-se como um quesito indispensável à colação de grau.

Capítulo II

Dos Objetivos

Art.2º. Propiciar aos acadêmicos dos Cursos de Graduação da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a consulta de referências bibliográficas especializadas e o aprimoramento da capacidade de interpretação e visão crítica da realidade da profissão.

Art.3º. Complementar a formação de um profissional generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, portador de uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

Art.4º. Estimular a produção científica de docentes e discentes.

Art.5º. Ampliar a comunicação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, permitindo a construção e divulgação do conhecimento por meio também das atividades de iniciação científica e extensão.

Capítulo III

Das Articulações coma Iniciação Científica e Extensão

Art.6º. Os Trabalhos de Cursos (TCs) podem ser desenvolvidos em articulação com a Iniciação Científica e a Extensão.

§1º. A Iniciação Científica fornece ao acadêmico maior vivência com a pesquisa, oferecendo conhecimentos técnicos-científicos dentro das linhas de pesquisa ofertadas, amplia o tempo de dedicação à mesma e, por conseguinte, garante maior qualidade aos Trabalhos de Cursos que que dela se originam.

Art.7º. As ações de extensão permitem o conhecimento da realidade da comunidade local, possibilitando o despertar para a pesquisa científica sobre temas de relevância social, favorece a coleta e registro de dados e possibilita a estruturação de ações transformadoras.

Capítulo IV

DaOperacionalização, Divulgação e Acompanhamento do Trabalho de Curso 

Art.8º. A Elaboração do Trabalho de Curso é operacionalizada em três semestres letivos.

Art.9º. As unidades curriculares vinculadas ao TC são: Metodologia da Ciência para a Saúde II, TC I e TC II, com respectivas cargas horárias especificadas nas matrizes curriculares dos cursos de graduação da FACESA.

§1º. Durante a disciplina de Metodologia de Ciência para a Saúde II inicia-se o contato com a elaboração das seções do projeto de TC. Na disciplina de TC I, é estruturada a revisão de literatura sobre o assunto a ser pesquisado e o cadastro do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa. Na disciplina de TC II, os acadêmicos iniciam o processo de coleta de dados e a finalização e apresentação do Artigo Científico.

§2º. Realiza-se ao final da disciplina de TC I, uma Mostra Científica, com a finalidade de divulgação dos trabalhos em andamento. A Mostra Científica é divulgada em calendário Acadêmico e Calendário de Extensão e conta como Atividade Curricular Complementar.

Art.10. Para cursar a disciplina atinente ao Trabalho de Curso II, o acadêmico do Curso de Graduação deve ter estar aprovado nas disciplinas de Metodologia de Ciência  para a Saúde II e TC I.

Regulamento de Trabalho de Curso – Página  1  2