Núcleo de Educação Continuada

Baseado nas conferências Nacionais de Saúde e de Recursos Humanos como referencial de definição política para o setor de saúde o CETESA – Centro Tecnológico de Educação Sena Aires criou recentemente seu Núcleo de Educação Continuada, com o objetivo primordial de oferecer apoio àqueles que desenvolvem atividades de formação no contexto da Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS. Este empreendimento encontra-se amparado em recomendações de diferentes instâncias do Ministério da Educação, bem como do Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, para o funcionamento da Educação em Saúde no Brasil. É passada a época em que se pressupunha que o domínio de determinados conteúdos bastava para garantir o sucesso dos processos de ensino-aprendizagem. Todos nós educadores necessitamos estar envolvidos em dinâmicas de educação continuada, inclusive no que diz respeito à atualização docente.

A Educação Continuada está carregando a definição pedagógica para o processo educativo que coloca o cotidiano do trabalho ou da formação em analise, que se permeabiliza pelas relações concretas que operam realidades e que possibilita construir espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano.

Pode corresponder à Educação em Serviço, quando esta coloca a pertinência dos conteúdos, instrumentos e recursos para a formação técnica submetidos a um projeto de mudanças institucionais ou de mudança da orientação política das ações prestadas em dado tempo e lugar. Colaborar na construção objetiva de quadros institucionais e à investidura de carreiras por serviço em tempo e lugar específicos. Pode, também, corresponder à Educação Formal de Profissionais, quando esta se apresenta amplamente porosa às multiplicidades da realidade de vivências profissionais e coloca – se em aliança de projetos integrados entre o setor/mundo do trabalho e o setor/mundo do ensino.

Para muitos educadores, a Educação Continuada configura um desdobramento da Educação Popular ou da Educação de Jovens e Adultos, perfilando-se pelos princípios e/ou diretrizes desde a Educação e Conscientização/Educação como Prática da Liberdade/Educação e Mudança.

A Educação Continuada configura, ainda, para outros educadores, o desdobramento, sem filiação, de vários movimentos de mudança na formação dos profissionais, resultando da analise das construções pedagógicas na educação em serviços de diversas áreas, na educação continuada e na educação formal de profissionais. No caso brasileiro, em particular, verificamos, nos movimentos de mudança, a mais ampla intimidade cultural e analítica. Nos movimentos de mudança na gestão setorial, uma forte ligação e uma forte autonomia intelectual com origem ou passagem pelo movimento institucionalista e nos movimentos de mudança na educação um intenso engajamento, também com uma intensa produção. É deste reconhecimento nacional que temos tangenciado a noção de Quadrilátero da Formação, organizada mais recentemente no trabalho intelectual, político e institucional. Por tanto destacamos que aquilo que deve ser realmente central à Educação Continuada é sua porosidade à realidade mutável e mutante das ações e dos serviços; é sua ligação política com a formação de perfis profissionais e de serviços, a introdução de mecanismos, espaços e temas que geram auto-analise, autogestão, implicação, mudança institucional, enfim, pensamento (disruptura com intuitos, formulas ou modelos) e experimentação (em contexto, em afetividade sendo afetado pela realidade/afecção).

No exercício da Educação Continuada alguns princípios básicos devem ser considerados, assim sendo:

  • A educação é um processo contínuo;
  • Todo grupo social é educativo;
  • A Educação Continuada é integral;
  • A educação é um processo dinâmico e ordenador de pensamento;
  • O conhecimento se origina nas necessidades ou problemas sociais inseridos num processo histórico;
  • O processo de Educação Continuada é flexível, pois comporta retificações e ajustes no processo é participativo no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.