Considerações Finais

Acreditamos que a criação do Núcleo de Educação Continuada tem o compromisso de promover a todos aqueles que se mobilizam pelo compromisso de melhoria do cuidado e possibilidades das práticas educativas nos serviços para a sua transformação pessoal e profissional.

De alguma forma, todos nós temos experiências com iniciativas de educação continuada. Inscrevemo- nos em cursos, congressos e eventos por interesses pessoais e profissionais. Outras vezes, a instituição em que trabalhamos promove e organiza eventos de treinamento para diferentes categorias profissionais dos serviços, às vezes autorizando- os e apoiando- os para que realizem cursos fora da sede do município, do estado ou do país.

De forma freqüente, as demandas oriundas das esferas de gestão dos serviços e  das necessidades sentidas pelos profissionais têm uma resposta comum sob a perspectiva da educação continuada ,assim caracterizada por Nunes (1993):alternativas educativas, mais centradas no desenvolvimento de grupos de profissionais, seja através de cursos de caráter complementar e mesmo seriado, seja através de publicação específicas de um determinado campo. Assim, as necessidades da implementação de novos programas e ações de formação nos serviços, da organização de respostas a novas demandas dos usuários, da orientação das políticas públicas e das necessidades de atualização dos profissionais têm a mesma resposta, orientada pela concepção de que as mudanças desejadas para as instituições se alcançam basicamente desde a acumulação da informação e se direcionam eficazmente pela difusão de informações e políticas.

Mas será que o aumento ou atualização de conhecimentos é uma condição suficiente para a transformação das práticas institucionais? Será que o domínio de mais informações assegura o desenvolvimento das responsabilidades dos profissionais? O conhecimento atualizado se constitui em razão suficiente para modificação dos processos de trabalho e das relações de trabalho entre os profissionais?