Projeto

Equipe Idealizadora:
FRANCISCO DE ASSIS BATISTA DA SILVA
CESAR ROMERO SOARES SOUSA
COORDENAÇÕES DE CURSOS DA FACESA:
FISIOTERAPIA, FARMÁCIA E ENFERMAGEM.

Introdução

FRANCISCO DE ASSIS BATISTA DA SILVA
CÉSAR ROMERO SOARES SOUSA

You may say ‘health’ is the absence of disease. According to the World Health
Organization, “Health is a state of complete physical, mental and social well
being and not merely the absence of disease.”

World Health Organization’s

Parece-nos clara a ideia central da Organização Mundial de Saúde que saúde não trata-se exatamente de ausência de doença. Vai muito além.

Questões como saúde, ecologia, tecnologia e qualidade de vida passam a formar em alguns profissionais da educação física, uma visão mais ampla e sistêmica da complexa realidade presente nas relações e comportamentos humanos.

Essa nova visão de educação física requer multi e interdisciplinaridade, na tentativa de juntar os pedaços de um homem fragmentado, buscando a superação de uma concepção de ser humano essencialmente biológico para ser concebido segundo uma visão mais holística, onde se considera os processos históricos de ordem social, cultural, política, econômica e tecnológica.

Nesse contexto, saúde e qualidade de vida não podem ser tratadas como construtos exclusivamente biológicos ou psicológicos.

A influência do exercício em esferas da saúde é reconhecida por médicos, professores de educação física, comunidade e até governos, o que tem contribuído para um aumento das campanhas de incentivo à prática, inclusive no ambiente de empresas1.

Os padrões de morbimortalidade sofreram modificações acentuadas nas últimas décadas. Uma predominância de doenças infecciosas foi substituída por um aumento proporcional das enfermidades crônicas e daquelas causadas pelo homem. Na primeira metade do século passado, cerca de 50% das mortes ocorriam em decorrência de doenças infecciosas. Este percentual diminuiu para 35% nos anos 50, 25% nos anos 60, 15% nos anos 70, e 11% nos anos 80%. Atualmente, cerca de 5% das mortes são causadas por enfermidades infecciosas. Em contrapartida, a proporção de mortes causadas por doenças crônicas tem crescido substancialmente.

Este novo quadro da saúde gerou modificações na produção de conhecimento científico na área de saúde coletiva. Hoje, é particularmente relevante conhecer os fatores de risco e proteção para enfermidades crônicas. A baixa adesão aos programas de atividade física é considerada um dos principais fatores que determinam a ocorrência de doenças crônicas. Praticantes de atividade física apresentam menor risco de desenvolver doenças coronarianas, diabetes tipo, hipertensão arterial, alguns tipos de câncer, osteoporose, depressão, entre outras enfermidades.

Além de sua função preventiva, a atividade física é recomendada no tratamento de algumas dessas doenças2, portanto a atividade física tornou-se uma necessidade do se humano como agente de agregação para promover a saúde e contribuir para melhoria da qualidade de vida.

Os benefícios da atividade física nas estações são:

  • Multi exercitador: fortalece alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores, flexor e extensor de pernas, supino reto sentado, supino inclinado sentado, rotação vertical, puxada alta.
  • Esqui: aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris membros superiores e função cardiorrespiratória.
  • Simulador de caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.
  • Alongador: estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares.
  • Simulador de remo: fortalece a musculatura posterior do tronco e membros e abdome.
  • Rotação: fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.
  • Pranchas abdominais retas e inclinadas: fortalece a musculatura abdominal e adjacente.

Benefícios da caminhada e corrida são:

É excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integrada a sociedade, auxilia no controle do colesterol e diabetes, é bom par ao coração, auxilia na prevenção do colesterol, melhora a estabilidade articular e aumenta a eficiência do sistema imunológico4 entre outros benefícios.

Objetivos

Foto ilustrativa Projeto Saúde 02
  • Proporcionar à população acadêmica a prática de atividades física de forma regular e com orientação adequada;
  • Permite a integração de diversas ações de saúde, tanto de atividades preventivas como de recuperação;
  • Servir de base para o desenvolvimento de práticas multidisciplinares em conjunto com outros setores;
  • Fortalecer o processo de inclusão social e aumentar a auto-estima dos colaboradores;
  • Contribuir para a descoberta e utilização do espaço da ACADEMIA OUTDOOR E CIRCUITO ESTAÇÃO SAÚDE DA FACESA, para o esporte, lazer e convivência coletiva.

Regimento Geral - Página 1 2 3